Menu
A+ A A-

Produção de Bagas Goji

As bagas de goji são o fruto sensação do momento.

Conhecidas pela suas capacidades anti-oxidantes as bagas goji ou goji berries são umas bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete.

São vendidas no seu estado seco, ainda cruas, porque são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40o C. São saborosíssimas e podem ser comidas directamente do pacote ou adicionadas a cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas, batidos, como se tratasse de qualquer outra fruta seca.

Embora sejam uma novidade na cozinha Ocidental, os chineses têm conhecimento dos poderes especiais desta baga desde há milhares de anos. Das cerca de 8000 ervas e alimentos que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa, as bagas goji são consideradas a erva-alimento nº1.

As bagas goji contribuem para uma vida alegre, energética e saudável. São saborosas, fáceis de incorporar no dia-a-dia e tão concentradas em nutrientes, não admira que estas pequenas bagas sejam um fenómeno extraordinário de sucesso por todo o mundo. As bagas goji são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. São uma fonte de proteína completa. Contêm 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano. Contêm até 21 minerais, entre os quais: zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo. Contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E e ainda polissacarídeos, que fortificam o sistema imunitário, sendo que este é um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento.

A produção de bagas goji em modo biológico nesta região, apresenta diversas vantagens competitivas relativamente as bagas produzidas e importadas da China:

  • Possibilidade de fornecer ao mercado nacional e europeu um produto de qualidade;
  • Possibilidade de fornecer ao mercado local/regional o produto ainda em fresco;
  • Área disponível para produção, adequada quer em solo, quer em clima;

Desconhece-se o consumo nacional deste fruto, embora se verifique a sua cada vez maior disponibilização em diversos canais de distribuição. Anteriormente apenas surgia em lojas especializadas de produtos naturais, actualmente já se encontra em todas as grandes superfícies (marcas da grande distribuição), alargando-se a sua venda ao grande público.

Canais de distribuição – hotéis, restaurantes, supermercados, particulares, grande distribuição, intermediários, exportação directa.

O goji pode ser utilizado na indústria alimentar, em iogurtes, sobremesas, compotas, chás, sumos naturais, pastelaria, ingerido directamente, etc., e na indústria farmacêutica, em cremes faciais, gel hidratante e anti-oxidante, creme para os olhos, etc.

Login or Register